Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Posicionamento da Direção da Escola

Posicionamento da Direção da Escola

por Viviane Pereira última modificação 25/10/2018 08h14

A Direção da Escola de Nutrição da UNIRIO e o Diretório Acadêmico Dante Costa vêm reforçar e apoiar o documento que foi elaborado e assinado pelos Conselhos Superiores da UNIRIO, em relação ao momento político que estamos vivendo.

Portanto, transcrevemos na íntegra o documento:

“ O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e o Conselho Universitário da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em sessão conjunta, realizada no dia 23 de outubro de 2018, vêm a público declarar:

O Brasil vive uma encruzilhada histórica. É momento de tomada de decisão, de optar pela democracia, igualdade social e liberdades civis.

A ascensão das forças reacionárias traz um forte ataque às mulheres, ao povo negro, à população LGBT, aos indígenas e quilombolas, aos trabalhadores e trabalhadoras em geral. Temos de resistir em nome dos valores civilizatórios construídos ao longo dos últimos dois séculos.

Esses ataques também serão direcionados à universidade pública. Os cortes nas políticas sociais continuarão com a Emenda Constitucional 95. A autonomia universitária – direito constitucional conquistado com muita luta – e o caráter laico estão duramente ameaçados. A cobrança de mensalidade e o fim das cotas estão no horizonte político. E, hoje, nossa segurança institucional, acadêmica e até mesmo física da nossa comunidade universitária encontra-se em risco imediato, em especial, do nosso corpo discente.

Recentemente um dos nossos estudantes sofreu uma brutal agressão, sob ameaças de morte, de cunho político-racial, por estar pacífica e democraticamente manifestando seu posicionamento político numa área próxima à Universidade, por onde estudantes, professores e técnicos transitam cotidianamente. Nós, Conselheiros, repudiamos veementemente quaisquer atos de agressão contra membros da UNIRIO, em particular, e contra a sociedade, em geral, e exigimos uma rápida e contundente resposta das autoridades competentes.

A UNIRIO afirma, em alto e bom som, que se oporá a qualquer medida que atente contra a autonomia universitária e a liberdade de expressão, contra o desrespeito a decisões democráticas de suas instâncias internas, contra o caráter público, gratuito e de qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

Por tudo isso, manifestamo-nos em defesa da democracia, dos direitos sociais, pelas liberdades, contra o ódio e o autoritarismo.”