Você está aqui: Página Inicial / paginas / Aproveitamento de Disciplinas

Aproveitamento de Disciplinas

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Os procedimentos relativos a aproveitamento/isenção de disciplinas foram estabelecidos pela Resolução N° 3871, de 1º de março de 2012. Para solicitar a aproveitamento/isenção de disciplinas, o aluno deve estar ciente de que:

1. Poderá utilizar duas disciplinas para isentar uma disciplina da UNIRIO.
  2. Não é permitido usar uma mesma disciplina para isentar outras duas disciplinas.
  3. Quando cursa uma disciplina cujo código não está no currículo do seu curso e há equivalência, o procedimento é solicitar aproveitamento/isenção para que a disciplina seja aproveitada com o código que consta no currículo do curso que o(a) discente está matriculado. Um exemplo é a disciplina Currículo, que possui um código diferente para cada curso.
  4.  O aproveitamento das disciplinas cursadas há mais de quatro anos é condicionado à aprovação do discente em exame de suficiência formulado pelo Departamento de Ensino em que a disciplina está alocada.
  5. Os pedidos de isenção devem ser enviados por e-mail:
  •  Os alunos dos cursos do período integral (Bacharelado em Ciências Biológicas e  Licenciatura em Ciências Biológicas) são atendidos pela servidora Luciana Santos.
  • Os alunos dos cursos do período noturno (Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Ciências da Natureza e Bacharelado em Ciências Ambientais) são atendidos pela servidora Fernanda Gomes.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para disciplinas cursadas na UNIRIO (IBIO):

• Formulário de aproveitamento/isenção de disciplinas. Para obter o formulário, clique no ícone ao lado do nome do seu curso.
  • Histórico escolar, carimbado e assinado (uma via) ou com autenticação digital.

Para disciplinas cursadas em outras Universidades:

• Formulário de aproveitamento/isenção de disciplinas. Para obter o formulário, clique no ícone ao lado do nome do seu curso.
  • Histórico escolar, carimbado e assinado pela Instituição de origem (uma via) ou com autenticação digital.
  • Programas das disciplinas cursadas, carimbadas e assinadas pela Instituição de origem ou com autenticação digital.

Formulário

Bacharelado em Ciências Biológicas (integral)  Seta download
Licenciatura em Ciências Biológicas (integral)   Seta download
Bacharelado em Ciências Ambientais (noturno)  Seta download
Licenciatura em Biologia (noturno)  Seta download
Licenciatura em Ciências da Natureza (noturno)  Seta download

DÚVIDAS   FREQUENTES

1. Quanto ao formulário, preencho alguma informação na tabela ou apenas as informações requisitadas para minha identificação?

Na tabela preencher, além dos dados cadastrais, os campos " Nome e código", "Ano e Semestre", "Carga Horária" e "Nome e código Disciplina pretendida (UNIRIO)".

2. O histórico escolar e a ementa das disciplinas precisam estar assinadas e carimbadas pela Instituição de origem, ou o documento adquirido pelo site já é suficiente?

Aceitamos, também, documentos emitidos com a autenticação/certificação digital da Instituição. Se for o caso, pode nos enviar, mas não esqueça que existe prazo de validade para esses documentos a partir da data de impressão.

Ainda está com dúvida? Envie um e-mail para: