Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Doação de coleção de periódicos Endeavour raros à Biblioteca da UNIRIO

Doação de coleção de periódicos Endeavour raros à Biblioteca da UNIRIO

Logo IBIOO Instituto de Biociências (IBIO) tem a satisfação de informar que foram doados pela professora Luzia Moraes cerca de 56 exemplares dos periódicos ENDEAVOUR à Biblioteca Central da UNIRIO. São periódicos muito raros, que lhe foram presenteados há 29 anos pela professora Maria Célia Machado da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O acervo de periódicos pertenceu ao seu marido Luiz Eduardo Machado, que  foi um astrônomo muito conhecido do Observatório Nacional do Rio de Janeiro e deixou a Instituição em 1961 para criar na UFRJ o primeiro curso de formação de Astrônomos no Brasil.  O seu nome está imortalizado no asteróide 2.543 descoberto no Observatório Europeu Austral no Chile em 1/06/80 pelo astrônomo belga H . Debehogne.

Maria Célia foi uma exímia professora de harpa e uma pessoa maravilhosa que hoje, infelizmente, está com a doença de Alzheimer. A revista Endeavour tem na capa o HMS Endeavour, também conhecido como HM Bark Endeavour, que foi o navio de pesquisa da Marinha Real Britânica comandada pelo tenente James Cook na sua primeira viagem à Austrália e Nova Zelândia, entre os anos de 1769 e 1771. Um dos artigos dos periódicos doados do homúnculo que em 1677 Leeuwenhoek e Luiz Hamm viram pela primeira vez um espermatozóide e pensaram que ele tinha uma miniatura de humano dentro (homúnculo).

A revista é um acervo histórico de ciência nas áreas de Biologia, Botânica, Zoologia, Física, Química, Arqueologia, Cartografia, Oceanografia, entre os  períodos de  1945 a 1960 e contém figuras espetaculares com as descobertas da época e pinturas de cientistas renomados.  Estou muito feliz por repartir esse acervo maravilhoso com a  comunidade da UNIRIO.