Você está aqui: Página Inicial / Thunbergia erecta (Benth.) T.Anderson

Thunbergia erecta (Benth.) T.Anderson

Família: ACANTHACEAE

Nome científico: Thunbergia erecta (Benth.) T.Anderson

Nome popular: manto-de-rei / tumbérgia-azul-arbustiva


Thunbergia erecta - Canto das Flores 1

Thunbergia erecta - canto das Flores 2

Fotos: Ricardo C. Antonio

Barra exsicata

Para o PDF da etiqueta, clique aqui

Thunbergia erecta - Exsicata

Foto: Matheus Gimenez Guasti

Barra verde - características

Popularmente conhecida como manto-de-rei, esta espécie, oriunda do continente africano, estendeu sua distribuição ao sul asiático, América Central e Caribe. No Brasil, tem status de espécie naturalizada e ocorre na Bahia, nos estados da região sudeste, além de Paraná e Santa Catarina.

Apresenta-se sob a forma de arbusto ereto, sublenhoso, atingindo até 3 metros de altura, com folhas opostas, de cor verde-brilhante. Possui flores axilares, solitárias, protegidas por duas brácteas bipartidas e unidas na base. Seu cálice é verde pálido, bastante reduzido e persistente; possui corola gamopétala, infundibuliforme, com lacínios de cor roxa ou azulada, e fundo amarelo. Devido às grandes e vistosas flores, que chamam a atenção pelo contraste das cores roxo/azulado e amarelo, e pela floração contínua ao longo do ano, é comumente encontrada em jardins urbanos e muito utilizada em ornamentação, sua fragrância agradável atrai beija-flores e borboletas. Na medicina tradicional, não foram encontrados usos para esta espécie.

Seu nome, Thunbergia, é uma homenagem ao mais famoso discípulo de Lineu, o sueco Carl Peter Thunberg (1743-1828), coletor, explorador, viajante, naturalista, botânico e médico, que sucedeu seu mestre na Universidade de Uppsala, na Suécia, a mais antiga universidade da região da Escandinávia. Seu nome popular, manto-de-rei, relaciona-se à morfologia das suas flores, de textura aveludada e de cor roxa/púrpura ou violeta. Esta cor é uma referência direta à realeza, à nobreza e à espiritualidade elevada. Na Bíblia, a cor violeta é a cor do manto dos reis e nobres, sendo ainda a cor do manto de Jesus ao receber a coroa de espinhos e ser coroado rei dos Judeus; juntamente com o dourado, o violeta é muito utilizado nas igrejas durante a Semana Santa e presente nas vestimentas dos cardeais da Igreja Católica.

Texto: Sandra Zorat Cordeiro

Barra verde - referências bibliográficas

Lorenzi, H. (2015) Plantas para jardim no Brasil – herbáceas, arbustivas e trepadeiras. 2ª. ed., São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora.

Quattrocchi, U. (2012) CRC World Dictionary of Medicinal and Poisonous Plants: Common Names, Scientific Names, Eponyms, Synonyms, and Etymology. Reimpressão. Boca Raton: CRC Press. 2012.

Thunbergia in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB605565>. Acesso em: 13 Jun. 2019

Menu

Página Inicial

Histórico

Patrono

Acervo

- Coleção Claudia Bove

Serviços

Equipe

Colaboradores

Parcerias

Projetos de Extensão   

- Canto das Flores ONLINE  Novo 3

     Logo Coleção Didática - definitivo

Fale conosco

Divulgação

HUNI na mídia

Eventos

Agradecimentos

Acesso do acervo HUNI

 >>> JABOT <<<

            Logo HUNI sem nome 

>>> SPECIES LINK <<<

           Logo HUNI sem nome

 Apoio

Logo FAPERJ






Colaboração                           

JBRJ

 

 INCT

SpeciesLink