Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Portulaca umbraticola Kunth.

Portulaca umbraticola Kunth.

Família: PORTULACACEAE

Nome científico: Portulaca umbraticola Kunth

Nome popular: beldroega, onze-horas

 

Portulaca umbraticola - Canto das Flores 1

Portulaca umbraticola - Canto das Flores 3

Portulaca umbraticola - Canto das Flores 6

Fotos: Ricardo Cardoso Antonio

Portulaca umbraticola - Canto das Flores 4

Portulaca umbraticola - Canto das Flores 7

Portulaca umbraticola - Canto das Flores 2

Fotos: Sandra Zorat Cordeiro

Barra exsicata

Para o PDF da etiqueta, clique aqui.

Portulaca umbraticola - Exsicata

Foto: Matheus Gimenez Guasti

Barra verde - características

Portulaca umbraticola é uma planta nativa do Brasil, mas não endêmica, com ocorrências naturais em grande parte da América do Sul e do Norte. Apresenta-se como uma erva, suculenta, com caules semi-prostrados a eretos, bastante ramificados, alcançando até 30 cm de altura. Suas folhas são carnosas, de formato obovado, com cerca de 2 ou 3 cm. As inflorescências são terminais, com 3 a 5 flores, podendo ter corola branca, amarela, laranja ou vermelha, com múltiplos estames, bastante visíveis. Seu fruto é tipo pixídio, com até 30 sementes minúsculas, esféricas e escuras. É facilmente encontrada em jardineiras suspensas, tornando-se pendente, bem como em jardins ou compondo ambientes externos com função paisagística. 

Esta espécie de beldroega, embora seja considerada uma planta daninha, pois se prolifera e cresce facilmente em várias regiões agrícolas, é também uma PANC; pode ser consumida crua em saladas e sanduíches, picles, refogados ou, ainda, como decoração comestível. Ela é muito confundida com outra Portulaca, a P. oleracea, que além da semelhança morfológica, também é conhecida pelos mesmos nomes populares: beldroega ou onze-horas - em referência ao horário em que as flores se abrem, no meio da manhã. A diferença mais visível e que pode auxiliar na identificação é que P. umbraticola tem fruto com ala membranácea (visível nas fotos 1, 4 e 5), não presente na P. oleracea.  

O gênero Portulaca tem seu nome com origem pouco clara, com explicações tampouco convincentes: uma delas recorre a um tipo de "telefone sem fio", explicando a transformação da palavra beldroega, que é o nome em português para portulacapassando por nomes como peltruegapeltrulega, peltruleca, peltrulaca, poltrulaca. A versão mais aceita indica que Portulaca vem do latim portula, que significa pequena porta, uma possível referência à abertura de seus frutos, tipo pixídio. Já o epíteto específico umbraticola, tem origem no latim, significando "que prefere lugares sombreados". 

Texto: Sandra Zorat Cordeiro

Barra verde - referências bibliográficas

Coelho, A.A.O.P.; Giulietti, A.M. O gênero Portulaca L. (Portulacaceae) no Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 24, n. 3, p. 655-670, 2010.

Kinupp, V.F., Lorenzi, H. (2017) Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil. Reimpressão, São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora.

Mari Mut, J.A. Etimología de los géneros de plantas de Puerto Rico. 2ª ed. Disponível em http://biblioteca.uprrp.edu/BIB-COL/cpr/Ediciones%20Digitales%20PDFs/Etimolg%C3%ADa%20de%20los%20g%C3%A9neros%20de%20plantas.pdf. Acesso em 12. Ago. 2019.

Portulacaceae in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB20626>. Acesso em: 25 Nov. 2019.

Quattrocchi, U. (2012) CRC World Dictionary of Medicinal and Poisonous Plants: Common Names, Scientific Names, Eponyms, Synonyms, and Etymology. Reimpressão. Boca Raton: CRC Press. 2012.

Ranieri, G.R. Matos de comer: beldroega nos jardins - também se come. Portulaca umbraticola. Disponível em: http://www.matosdecomer.com.br/2015/04/beldroega-nos-jardins-tambem-se-come.html. Acesso em: 25. Nov. 2019.

Renno, L.R. (1963) Pequeno dicionário etimológico das famílias botânicas. Belo Horizonte: Imprensa da Universidade de Minas Gerais. 

Menu

Página Inicial

Histórico

Patrono

Acervo

- Coleção Claudia Bove

Serviços

Equipe

Colaboradores

Parcerias

Projetos de Extensão   

- Canto das Flores ONLINE  Novo 3

     Logo Coleção Didática - definitivo

Fale conosco

Divulgação

HUNI na mídia

Eventos

Agradecimentos

Acesso do acervo HUNI

 >>> JABOT <<<

            Logo HUNI sem nome 

>>> SPECIES LINK <<<

           Logo HUNI sem nome

 Apoio

Logo FAPERJ






Colaboração                           

JBRJ

 

 INCT

SpeciesLink