Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Organicidade

Organicidade

Em 2017 começava uma parceria entre o HUNI e o Centro Cultural Fundição Progresso... Pessoas unidas - através e em pró - de um espaço na Fundição: um jardim suspenso, sustentável e dinâmico, um laboratório de experiências colaborativas, feito a muitas mãos, com plantas provenientes dos mais diversos locais: enfeitando, inspirando, curando, alimentando, criando ideias e gerando conexões... entre pessoas, saberes, arte e natureza.

 

A parceria começou com uma ideia: catalogar as plantas do Canto das Flores... Mas o projeto tinha vontade própria e cresceu, se tornou um projeto de extensão da UNIRIO, originou a Coleção Didática do Canto das Flores e agora é uma página no nosso site... 

Mas, e os atores deste projeto? Além da equipe do HUNI - curadoria e alunos da UNIRIO, que é responsável pela montagem e desenvolvimento da Coleção Didática, gostaríamos de abrir espaço para o Organicidade.

Organicidade

O Organicidade é "uma rede que regenera ambientes, conectando ecossistemas urbanos através da integração entre os saberes ancestrais e as novas tecnologias para melhorar a vida nas cidades".  

O Organicidade é um dos responsáveis, juntamente com a Fundição Progresso, pelo Canto das Flores, o jardim que inspirou nossa Coleção Didática.

Organicidade 2

Criado em 2015, o Canto das Flores é o resultado de uma experiência colaborativa de permacultura urbana, um espaço aberto ao público com cerca de 200 espécies vegetais: espécies nativas, exóticas, alimentícias convencionais e não-convencionais, medicinais, ornamentais e ritualísticas. É um "espaço aberto para cursos, exposições, encontro de grupos de estudo e troca de informações", bem no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Idealizado por dois apaixonados pela natureza e praticantes da agricultura urbana, Alice Worcman e Daniel Gabrielli, o Organicidade "promove e pesquisa a biodiversidade alimentar com as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) na prática da agroecologia urbana."

Além da contribuição com a criação e cuidado do Canto das Flores, o Organicidade promove cursos, oficinas, atividades, palestras, projetos e consultorias baseados na conectividade de saberes, na integração dos espaços urbanos e no respeito pela natureza.

Gostaríamos de convidar você a conhecer essa iniciativa:




               Logo Organicidade
 N°. de acessos: contador de visitantes
Menu

Página Inicial

Histórico

Patrono

Acervo

- Coleção Claudia Bove

Serviços

Equipe

Colaboradores

Parcerias

Projetos de Extensão   

- Canto das Flores ONLINE  Novo 3

     Logo Coleção Didática - definitivo

Fale conosco

Divulgação

HUNI na mídia

Eventos

Agradecimentos

 

ACESSO AO ACERVO HUNI

>>> JABOT <<<

     Logo HUNI sem nome 

>>> SPECIES LINK <<<

     Logo HUNI sem nome

Nossas mídias sociais: 

Logo Facebook   Logo Instagram

 

Apoio

Logo FAPERJ

 

 

 

 

Colaboração

              JBRJ

 INCT

SpeciesLink