Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Curriculum Vitae - Coletas e plantas herborizadas

Curriculum Vitae - Coletas e plantas herborizadas

LOGO 90 anosColetas e plantas herborizadas Prof. Carauta no Jardim do MN - 90 anos

 

Os itens marcados com Símbolo verde claro possuem link para acesso. 

"(...) ele tinha em casa um herbário com quase duas mil espécies de plantas. “Você já viu um herbário?” – ele quis saber. Herbarium, ensinou-me logo no primeiro dia em que chegou ao sítio. Fiquei repetindo a palavra, herbariumHerbarium. Disse ainda que gostar de botânica era gostar de latim (...)"

 Herbarium, Lygia Fagundes Telles, 1977.

 

Se o Prof. Carauta tinha um herbário em casa, não sabemos... Mas ele certamente ajudou a preencher prateleiras e armários em dezenas deles...

 

O Prof. Carauta tem milhares de coletas herborizadas e depositadas em Herbários. Grande parte destas amostras herborizadas estava depositada no Herbário Alberto Castellanos (GUA), que ficava na Estrada da Vista Chinesa, no Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro, RJ.

Após a transferência do acervo do GUA para o Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RB), em 206, é possível realizar o acesso das 7073 amostras coletadas pelo Prof. Carauta, incluindo 40 typus via Símbolo verde claro Plataforma JABOT, bastando colocar o nome Carauta no campo "coletor". 

Existem ainda mais 2512 amostras depositadas em 49 Instituições de Pesquisa no Brasil e no mundo, distribuídas em 56 Coleções Botânicas, incluindo 16 espécies ameaçadas (em listas vermelhas) e 22 typus, todos acessíveis via Símbolo verde claro Plataforma SpeciesLinkbastando abrir o Formulário de Busca e colocar o nome Carauta no campo "coletor". 

Tanto na Plataforma JABOT, como na SpeciesLink, milhares destas amostras possuem imagens que podem ser acessadas e baixadas gratuitamente.

Panicum carautae - 90 anos  Ficus gameleira - 90 anos

À esquerda, Panicum carautae Renvoize (Poaceae), coletada pelo Prof. Carauta e nomeada em sua homenagem, depositada no New York Botanical Garden.; à direita, Ficus gameleira Standl. (Moraceae), coletada pelo Prof. Carauta, depositada no Herbário Alberto Castellanos e atualmente no Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.  

Menu

Página Inicial

Histórico

Patrono

Acervo

- Coleção Claudia Bove

Serviços

Equipe

Colaboradores

Parcerias

Projetos de Extensão   

- Canto das Flores ONLINE  Novo 3

     Logo Coleção Didática - definitivo

Fale conosco

Divulgação

HUNI na mídia

Eventos

Agradecimentos

 

ACESSO AO ACERVO HUNI

>>> JABOT <<<

     Logo HUNI sem nome 

>>> SPECIES LINK <<<

     Logo HUNI sem nome

Nossas mídias sociais: 

Logo Facebook   Logo Instagram

 

Apoio

Logo FAPERJ

 

 

 

 

Colaboração

              JBRJ

 INCT

SpeciesLink