Disciplinas do Mestrado
OFERTA DE DISCIPLINAS
A oferta de disciplinas é semestral, organizada como segue:
Primeiro semestre letivo:
Técnicas de planejamento e gestão aplicados ao ecoturismo e à conservação de àreas naturais;
Política brasileira de conservação da natureza;
Seminário de Trabalho Final de Curso 1 e 2;
Restauração ambiental;
Tópicos especiais em monitoramento ambiental;
Geoconservação;
Educação Ambiental;
Sustentabilidade: conceitos e práticas.
Segundo semestre letivo:
Metodologia científica das Ciências Ambientais aplicada ao Ecoturismo;
Ecoturismo, Conservação e Sustentabilidade;
Povos tradicionais e sustentabilidade;
Áreas protegidas e legislação ambiental brasileira;
Ecoturismo e Ambiente Urbano.
(O fluxo informado pode sofrer alterações)
EMENTAS
Disciplinas obrigatórias
TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO APLICADOS AO ECOTURISMO E À CONSERVAÇÃO DE ÁREAS NATURAIS
A organização das instituições de conservação e ecoturismo no Brasil. Instituições de conservação e ecoturismo no mundo. Princípios do planejamento e da gestão aplicados ao ecoturismo e à conservação de áreas protegidas. Princípios do planejamento e da gestão aplicados ao ecoturismo e à proteção de culturas tradicionais. Modelos de planejamento, de previsão e gestão aplicados ao ecoturismo em áreas protegidas. O papel do Estado no planejamento e gestão do ecoturismo e a conservação de áreas protegidas. Conflitos ambientais. SIG. Monitoramento.
METODOLOGIA CIENTÍFICA DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS APLICADAS AO ECOTURISMO
A natureza do conhecimento científico. A Ciência como processo e produto histórico. Ontologia, epistemologia, ciência, ideologia. As ciências sociais e as exatas. Características e etapas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa. A revisão de literatura. A questão de pesquisa. Métodos quantitativos e qualitativos, estudos de caso e estudos comparados. A escrita científica. A normatização do trabalho científico conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas.
POLÍTICA BRASILEIRA DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Histórico da questão ambiental. Política ambiental no Brasil: desafios e perspectivas. Gestão de recursos naturais e conflitos ambientais: Estado, terceiro setor e atores econômicos. Diretrizes internacionais de conservação da natureza. Arcabouço jurídico-político de conservação da natureza no Brasil. Governança ambiental: conceitos, impasses e avanços (Código Florestal; Biodiversidade; Políticas Nacionais do Clima, de Recursos Hídricos e de Resíduos Sólidos). A transversalidade da conservação da natureza: estudos de caso.
ECOTURISMO, CONSERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Turismo e conservação como campos da ciência. História do Ecoturismo e da Conservação. Principais abordagens do Ecoturismo e da Conservação. Aspectos teóricos sobre Ecoturismo. Sistemas e Modelos de Ecoturismo. A visão Ecossistêmica, bases conceituais da Ecologia de Comunidades, Sucessão ecológica e Biodiversidade. Sustentabilidade. Diálogos com saberes locais. Interfaces do Turismo e da Conservação com outros saberes. O estado da arte da pesquisa em Ecoturismo e Conservação.
Disciplinas eletivas
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O surgimento da educação ambiental em meio ao movimento ambientalista. A evolução, complexificação e diversificação da educação ambiental; diferentes identidades da educação ambiental; O tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global; A educação ambiental como política pública. A educação ambiental em áreas naturais protegidas e de interesse turístico; a construção de projetos políticos pedagógicos para áreas naturais protegidas e de interesse turístico.
ECOTURISMO E AMBIENTE URBANO
Sociedade e meio ambiente. A cidade e o espaço global. A questão ambiental e a questão urbana. Ecologia e ambientalismo. Economia política do ambiente. Ecologia urbana. Gerenciamento do ambiente urbano. Crítica sócio-ambiental urbana. Justiça ambiental, conflito ambiental, ética e desenvolvimento sustentável na cidade. Reflorestamentos. Ecoturismo em cidades. Cidade, turismo e questões ambientais.
AREAS PROTEGIDAS E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA
Introdução à questão ambiental: perspectiva jurídica e o papel do Estado. Direito ambiental internacional: conceito, princípios, histórico, principais conferências, tratados, declarações e convenções. Constituição Federal: o direito fundamental ao meio ambiente; espaços territoriais especialmente protegidos; princípios, competência em matéria ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente: conceitos, objetivos, princípios e instrumentos. Dano ambiental. Licenciamento ambiental. Áreas protegidas: legislação aplicável sobre patrimônio natural e turístico, áreas protegidas, unidades de conservação, áreas de preservação permanente, reserva legal, terras indígenas e territórios quilombolas.
ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E SEUS MÉTODOS QUANTITATIVOS
Contextualização da ecologia e da conservação no âmbito do ecoturismo. Ecologia e Conservação como Ciência: métodos e variáveis. Estudo da biosfera e dos limites do planeta: o desenvolvimento humano em um planeta sob mudanças. Ecologia de Ecossistemas: abordagem, estrutura e funcionamento de ecossistemas. Ecologia de Comunidades: habitat, nicho, guilda e equivalentes ecológicos. Ecologia de Populações: amostragem, crescimento e distribuição espacial. Métodos quantitativos aplicados em ecologia em ecossistemas, comunidades e populações. Relações ecológicas. Sucessão ecológica. Biodiversidade: importância, padrões geográficos, índices, taxa de extinção e relação com a integridade da biosfera.
CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
Biodiversidade: conceitos e importância. Etnodiversidade. Redes tróficas e estabilidade de ecossistemas. Níveis hierárquicos da diversidade, Bioinvasão e restauração ecológica. Diversidade espacial, temporal e na sucessão ecológica. Índices de similaridade, de diversidade e estimadores de riqueza. Biodiversidade e conservação: prioridades, alterações ambientais e mudanças climáticas.
TÓPICOS ESPECIAIS EM MONITORAMENTO AMBIENTAL
A proposta desta disciplina é contribuir com conteúdo atual relacionado à temática de Monitoramento Ambiental. Para tal, a disciplina será ministrada por professores e pesquisadores vinculados ou não ao Programa de Ecoturismo e Conservação.
SUSTENTABILIDADE: CONCEITOS E PRÁTICAS
A disciplina visa aumentar a percepção do aluno quanto as suas ações profissionais e como elas podem ser transformadas para serem ações sustentáveis. Fornecer subsídios teóricos e práticos para compreender o papel da prática sustentável como uma nova visão de mundo, que afeta ao planeta, a sociedade e a economia. Ações sustentáveis da escala local a global. Estratégias bottom-up e top-down em práticas sustentáveis. Caminhos para a descarbonização do sistema mundial e outras necessidades para o desenvolvimento sustentável. Metas de desenvolvimento do milênio e metas do desenvolvimento sustentável. Limites do planeta, o caminho da sustentabilidade dentro dos limites biofísicos e sociais. Exemplos locais e globais de práticas sustentáveis em ecoturismo e conservação.
RESTAURAÇÃO AMBIENTAL
Apresentar questões teóricas sobre restauração ambiental, apresentando desta forma também a prática para os alunos, com ênfase em projetos de pesquisas e monitoramento de locais em processos de restauração ambiental em diferentes formas e fases.
POVOS TRADICIONAIS E SUSTENTABILIDADE
Cultura. Identidade Cultural. Processos de mudança cultural. Povos tradicionais. Globalização. Percepções, valores, ética. Turismo étnico x ecoturismo. Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Conflitos ambientais. Planejamento participativo. Turismo de base comunitária. Resistência, resiliência e capacidade de suporte. Indicadores de mudança cultural.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Introdução ao Sistema de Informação Geográfica; apresentação de técnicas básicas de geoprocessamento; fontes de dados para o geoprocessamento; banco de dados geográficos; fundamentos do sensoriamento remoto; interpretação e processamento digital de imagens; estudo de casos .
GEOCONSERVAÇÃO
Geodiversidade e Patrimônio geológico. A conservação da Natureza na sua vertente geológica: estratégias nacionais e internacionais de Geoconservação. Análise de metodologias para a conservação, preservação e restauro do Patrimônio geológico.
ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS
Etapas de um projeto turístico: elaboração, implementação, controle e avaliação. Elaboração de projetos de desenvolvimento para empresas turísticas públicas e privadas. Órgãos de fomento, instituições financeiras e agentes financeiros. Projetos de Turismo dos Governos Municipal, Estadual e Federal e da Iniciativa Privada. Elaboração e análise de pareceres técnicos de projeto turístico.