Você está aqui: Página Inicial / Revista Ecoturismo & Conservação

Revista Ecoturismo & Conservação

Apresentação

As discussões sobre o número de periódicos, a dificuldade de classificação dos mesmos e o produtivismo predatório, entre outras, estarão sempre presentes quando se analisa a viabilidade de um novo periódico.

Então, por que lançar Ecoturismo & Conservação? Primeiramente, por tratar-se de um periódico técnico-científico com recorte específico e delimitado. Ecoturismo & Conservação visa contribuir com a divulgação de dados, informações e análises sobre ecoturismo em áreas protegidas no Brasil e estimular o debate sobre o tema.

Isso porque, O levantamento de informações e dados oficiais (Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, Secretarias Estaduais, órgãos ambientais etc.), de instituições de pesquisa e de outras organizações com atuação destacada no tema irá contribuir para o debate e a compreensão do ecoturismo em suas dimensões sociais, ambientais e culturais. Isso porque, diante da falta de recursos para a gestão de áreas protegidas, que tem sido um dos principais obstáculos à realização do ecoturismo no País, persistem conflitos ambientais e a exclusão de comunidades tradicionais no processo decisório. Assim sendo, são necessários esforços no sentido de disponibilizar, em linguagem adequada para a população em geral, dados, informações e resultados de pesquisa na interface ecoturismo e áreas protegidas. A criação de espaços e o desenvolvimento de ações para a divulgação e o debate sobre o tema, de forma a incluir sujeitos historicamente invisibilizados pelos meios consolidados de comunicação científica, são iniciativas compatíveis com natureza e a proposta do mestrado profissional em Ecoturismo & Conservação, ao qual o periódico está vinculado. O Mestrado em Ecoturismo & Conservação da UNIRIO é o primeiro programa stricto sensu com área de concentração específica para tratar da interface entre ecoturismo e conservação. O Programa é avaliado área de Ciências Ambientais da CAPES. Nesse sentido, um periódico de natureza técnico-científica e interdisciplinar irá fornecer um veículo de divulgação científica compatível com a expansão dos programas profissionais e das pesquisas multi e interdisciplinares.

A contribuição teórica, os conhecimentos tradicionais, a investigação e o aprimoramento de técnicas, métodos e processos que envolvem a gestão do ecoturismo e a conservação da sociobiodiversidade brasileira deve ser o foco dos materiais a serem publicados em Ecoturismo & Conservação.

Ecoturismo & Conservação, portanto, é um produto inovador, gestado no âmbito do PPGEC/UNIRIO, para se consolidar como um veículo técnico-científico que publicará relatórios simplificados sobre o ecoturismo em áreas protegidas, com destaque para os obstáculos, potencialidades, sujeitos e conflitos, artigos, relatos e ensaios técnico-científicos. Ecoturismo & Conservação tem por natureza o acesso livre e contará com um número por ano. O público-alvo, além de pesquisadores, alcança gestores de áreas protegidas, do setor público das áreas de turismo e meio ambiente, de instituições nacionais e internacionais de pesquisa em áreas afins, representantes de grupos afetados pela visitação em áreas protegidas ou que atuem neste segmento.