BIOMEDICINA / UNIRIO Obtem Conceito 4 no ENADE 2013
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Foi publicado nesta 5ª feira, 18/12/2014, pelo INEP, o resultado do ENADE 2013.
Parabéns aos alunos da Biomedicina que participaram do ENADE 2013!!!
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS
E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
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ANEXO II
CÓDIGO DA IES |
NOME DA IES |
ÁREA DE ENQUADRAMENTO |
MUNICÍPIO |
UF |
CONCEITO ENADE* |
CPC** |
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693 | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | BIOMEDICINA | RIO DE JANEIRO | RJ | 4 | 3 |
(…)
Entenda os números:
* CONCEITO ENADE:
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia o desempenho dos estudantes apartir dos resultados obtidos no Enade.
Ele é divulgado anualmente para os cursos que tiveram estudantes concluintes participantes do Enade. O seu cálculo, no entanto, não é necessariamente realizado por curso, mas por Unidade de Observação.
A Unidade de Observação consiste no conjunto de cursos que compõe uma área de enquadramento específica do Enade de uma Instituição de Educação Superior em um determinado município.
As Unidades de Observação com apenas um ou sem nenhum concluinte participante não obtêm o Conceito Enade, ficando Sem Conceito (SC).
(http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/indicadores/conceito-enade)
** CPC (Conceito Preliminar de Curso):
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) vai de 1 a 5 e, como o próprio nome diz, é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. Para que os valores se consolidem, e representem efetivamente o que se espera de um curso em termos de qualidade e excelência, comissões de avaliadores farão visitas in loco para corroborar ou alterar o conceito obtido preliminarmente.
O CPC será divulgado anualmente, junto com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade. Operacionalmente, cursos que obtiverem CPC 1 e 2 serão automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep. Os demais casos, ou seja, cursos com conceito igual ou maior que 3, podem optar por não receber a visita dos avaliadores e, assim, transformar o CPC em conceito permanente.
Consolidado o processo de avaliação conduzido pelo Inep, cursos com conceito 3 serão aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionarem. Da mesma forma, cursos com conceito 5 serão cursos de excelência, devendo ser vistos como referência pelos demais. O conceito permanente servirá como referência para subsidiar o processo de regulação dos cursos de graduação no país.
O referido conceito é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. As variáveis utilizadas em sua composição foram retiradas do Enade, incluindo o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o questionário socioeconômico – e do Cadastro de Docentes 2007.