Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Histórico

Histórico

A BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIRIO


A Biblioteca Central foi criada através do art. 6° do Estatuto da Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro - FEFIERJ aprovado pelo parecer nº 4.529-75 do Conselho Federal de Educação, homologado pelo Ministro da Educação e Cultura, conforme despacho publicado no D.O, de 06 de fevereiro de 1976. Suas atribuições foram definidas no Regimento Unificado de 1977, homologado pelo parecer n°529/77 do Conselho Federal de Educação.


Foi inaugurada em 11 de novembro de 1977 no endereço Rua Dr. Xavier Sigaud, 290 – fundos – Urca, registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia - CRB7 sob o n°396. Seu primeiro Regimento interno foi aprovado através da Resolução n°163 de 24 de janeiro de 1979. Mudou-se para sua sede definitiva e atual em 21/06/1988 na Av. Pasteur, 436 – Urca, Rio de Janeiro.

A Biblioteca Central é um órgão suplementar diretamente subordinado ao Reitor. É o coordenador técnico e administrativo do Sistema de Bibliotecas que foi fundado em 1986 e teve seu segundo Regimento aprovado através da Resolução N° 869 de 02 de maio de 1991 do Conselho Universitário - CONSUNI.

A estrutura administrativa do Sistema de Bibliotecas foi alterada em 2016 pela Resolução do CONSEPE n°4.590 e CONSUNI n°4.615 tendo atualmente sete bibliotecas setoriais. As Resoluções podem ser consultadas no catálogo on line da Biblioteca.


O SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIRIO

O Sistema de Bibliotecas da UNIRIO (UNIBIBLI) foi criado em 1986 com o objetivo de dotar as bibliotecas setoriais da universidade de padrões que atendessem às exigências da Rede Bibliodata, coordenada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 1º rede de catalogação cooperativa do Brasil. 

A UNIRIO participa do Bibliodata desde o início, fazendo parte do grupo de bibliotecas fundadoras e colaborando com os objetivos da rede ao disponibilizar informações bibliográficas através da catalogação cooperativa.

FOTOHIST

   

Dentro deste espírito de compartilhamento de informações, o UNIBIBLI também faz parte do Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN) e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), ambas coordenadas pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Com a participação nestas importantes redes nacionais de informação científica e tecnológica, e também a participação em redes de cooperação estaduais como o Compartilhamento de Bibliotecas de ensino superior do Rio de Janeiro o (CBIES), a Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro (REDARTE), e a Associação dos Profissionais de informação e Documentação em Ciências da Saúde do Rio de Janeiro (APCIS/RJ) a UNIRIO disponibiliza dados de seu acervo, levando informação a um elevado número de pessoas, rompendo, desta forma, a barreira de seu espaço físico.

As unidades do Sistema de Bibliotecas também oferecem em suas sedes acesso irrestrito aos conteúdos do Portal de Periódicos da CAPES.  Muitas  das informações abrigadas nos acervos das bibliotecas da UNIRIO pertencem à história de algumas profissões no Brasil, assim como a história da própria formação da Universidade, que teve sua origem na reunião de escolas isoladas de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro.

Algumas destas escolas, fundadas no século XIX e no início do século XX, trouxeram suas bibliotecas e seus documentos, e seus acervos. Para coordenar todo este patrimônio documental, foi criada em 1979 a Biblioteca Central Guilherme Figueiredo (BC), orgão suplementar diretamente subordinado à Reitoria.

 

 

MISSÃO


Fornecer apoio informacional ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão considerando todos os campos de atuação da UNIRIO. Para tanto, deve cuidar do patrimônio informacional da Universidade, selecionando, adquirindo, processando, tornando disponível e garantindo o acesso e a preservação dessa informação, esteja ela registrada em qualquer tipo de suporte.