Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Setor de Desenvolvimento de Acervo

Setor de Desenvolvimento de Acervo

O Setor de Desenvolvimento de Acervo (SDA) é o setor responsável pela coordenação do processo de Formação e Desenvolvimento de Coleções das bibliotecas da UNIRIO. Suas principais atividades têm como fundamentos a transparência, a eficiência e a eficácia. Sendo elas:
a) auxílio no estudo de usuários;
b) acompanhamento do mercado editorial;
c) controle dos processos de aquisição por compra, doação ou intercâmbio;
d) auxílio na avaliação dos acervos;
e) auxílio no descarte e no desbaste.


Compra

A aquisição na modalidade compra é feita anualmente e visa complementar o acervo. Nela podem ser adquiridos livros impressos, livros eletrônicos, periódicos e bases de dados, bem como acervos especiais tais como partituras, mapas, atlas, CDs e DVDs.

Aceitamos sugestões dos membros ativos da Comunidade Acadêmica da UNIRIO de títulos para o acervo.

Para enviar sugestões, preencha a planilha de solicitação disponível no link abaixo, envie para dda@unirio.br e aguarde a avaliação quanto à pertinência.

Modelo de solicitação de compra

Modelo de solicitação de assinatura de Base de Dados

Projetos

A SDA também é responsável pela compra de publicações por meio de projetos submetidos aos editais de órgãos de fomento estaduais e nacionais. 

FAPERJ

Doação

Toda iniciativa de doação, por terceiros deverá ser precedida de avaliação pelo Sistema de Bibliotecas da UNIRIO (UNIBIBLI), quanto ao interesse sobre o material ofertado.

O interessado na doação deverá informar ao UNIBIBLI, para fins de pré-seleção, o material informacional a ser doado mediante informação de dados pessoais por meio do preenchimento do formulário: Modelo de solicitação de doação

Após ser preenchido, esse formulário deverá ser encaminhado para o e-mail do Setor de Desenvolvimento de Acervo: dda@unirio.br.

O UNIBIBLI irá avaliar as doações e responder ao interessado na doação sobre a aceitação, ou não, do material informacional constante no respectivo formulário. Em caso de aceitação, esta poderá ser parcial ou total.

Se for aceita a doação pelo UNIBIBLI, o doador deverá imprimir e assinar o “Termo de Doação de Material Informacional”  e entregá-lo juntamente com os itens aceitos.

As doações pré-avaliadas pelo UNIBIBLI devem ser entregues preferencialmente na Biblioteca Central, no Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

As doações enviadas pelo correio devem ser encaminhadas somente para a Biblioteca Central, juntamente com o “Termo de Doação de Material Informacional” e o formulário do material informacional a ser doado, pré-avaliado, devidamente assinados. A UNIRIO não arca com custos e despesas de recebimento de doações;

Após o recebimento do material informacional pré-avaliado, o mesmo passará por processo de reavaliação, no qual serão analisadas suas reais condições físicas e seu conteúdo temático, considerando os seguintes critérios:

1. bibliografia básica e complementar dos cursos de graduação e pós-graduação e interesse temático;

2. armazenamento;

3. condições físicas;

4. atualização e,

5. adequação do conteúdo aos objetivos de ensino, pesquisa e extensão dos cursos/programas oferecidos pela UNIRIO;

O material informacional recebido poderá não ser incorporado ao acervo quando:

1. não se adequar às atividades de ensino, pesquisa e extensão (obras destinadas ao ensino fundamental e médio, entre outros);

2. se tratar de apostilas, pastas e ou recortes (originais e reprográficos) ou forem obras fotocopiadas no todo ou em parte, de acordo com o art. 29 da Lei nº 9.610/1998 (Lei de Direito Autoral);

3. se tratar de teses e ou dissertações defendidas em outras instituições;

4. se tratar de trabalhos de conclusão de curso em geral;

5. tiver restrição de localização especial e de uso restrito; e

6. a Biblioteca possuir em seu acervo a quantidade necessária de exemplares para atender à demanda e, no caso de periódicos, o UNIBIBLI acerva apenas um exemplar de cada fascículo.

 

Permuta

Estamos desenvolvendo o processo de intercâmbio a fim de implantarmos essa modalidade de aquisição.

Política de Desenvolvimento de Acervo

A Política de Desenvolvimento de Acervo está em desenvolvimento.

 

Av.Pasteur 436 Urca - Rio de Janeiro
CEP: 22290-240
Tel: (0xx21) 2542-1556
Responsável: Stella Dourado
E-mail: dda@unirio.br

Equipe:
Bárbara Mello Guimarães
Lilian Alves de Oliveira