Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Recursos digitais de informação sobre o COVID-19

Recursos digitais de informação sobre o COVID-19

        A Biblioteca da UNIRIO, em sintonia com o grupo Consultivo composto por especialistas da universidade, se une às ações de proteção à saúde, ensino e investigação e relaciona algumas fontes de informação seguras sobre a pandemia. São informações que podem ajudar na diminuição de dúvidas e incertezas neste período .

         O serviço de descoberta (EDS) disponível na homepage do site da Biblioteca da UNIRIO (“Acesso rápido”), que coleta todos os recursos de informação (internos e externos) disponibilizados pela Biblioteca, traz mais de 39 mil itens relativos a coronavirus. A maioria dos documentos pode ser acessada on-line remotamente, e muitas das fontes arroladas são de acesso livre.

         A produção da UNIRIO hospedada no Repositório Institucional e no Portal de Periódicos ainda não apresenta itens específicos sobre o COVID-19, cujo surgimento é muito recente. Mas essas fontes oferecem diversos documentos que versam sobre vírus, cuidados e outros temas afins.

     Há outros recursos digitais disponíveis no site da Biblioteca Central, para pesquisa tanto sobre o coronavírus, quanto para apoio aos cursos da UNIRIO em geral: bases de dados de livros, de periódicos, Portal da CAPES etc. Confira no site da Biblioteca e, se tiver dúvidas, confira nossos tutoriais ou entre em contato com a equipe de bibliotecários.

       Sobre as informações circulando na internet: desconfie de fontes não oficiais, como blogs, sites desconhecidos ou grupos de WhatsApp. Na dúvida, não compartilhe. Confirme a informação antes de repassar. E sempre consulte fontes confiáveis e oficiais sobre a pandemia. Seguem algumas fontes confiáveis:

 

 

A UNIRIO segue incluindo em seu site outras orientações, informações e atualizações sobre o vírus. Acompanhe em <http://www.unirio.br>.