Você está aqui: Página Inicial / Periódicos Correntes

Periódicos Correntes

Nesta seção estão reunidos todos os periódicos correntes hospedados em nosso portal.

 

Ação: Arte do Ator em Revista

Revista Ação

A Revista AÇÃO é um periódico semestral dedicado à reflexão sobre a arte do ator. A missão de nosso periódico, desta forma, é valorizar e dar visibilidade aos estudos sobre esta arte específica, em suas diferentes possibilidades: discussões sobre atuação cênica, procedimentos, teorias e pedagogias do ator criadas e desenvolvidas em tempos e espaços variados, além de debates sobre atores específicos, ensaios que versem sobre a prática da atuação em diferentes suportes (cinema, televisão, rádio etc.) e sobre a relação entre atores e outras artes, estudos sobre a historicidade das práticas dos atores, dentre outras tantas. Buscamos, assim, com a criação da Revista AÇÃO, ter um espaço permanente para o desenvolvimento dos debates sobre a arte do ator, fazendo com que os interessados possam ter em nosso periódico um repositório consistente de textos e reflexões sobre o tema. Todo o conteúdo de AÇÃO é divulgado em acesso aberto, em nosso site, de maneira gratuita. A idealização e o desenvolvimento da revista são uma iniciativa do Departamento de Interpretação da UNIRIO, da Oficina de Estudos Teatrais do Instituto de História da UFRJ e do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ.

A revista tem periodicidade semestral e utiliza Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional.

 

Anais do SIMPOM

Miniatura padrão do Portal de Periódicos da UNIRIOAbrigam comunicações de pesquisadores brasileiros e conferencistas internacionais, bem como de pós-graduandos em música ou com pesquisa em música em outras áreas apresentados no evento.

Os artigos são submetidos à avaliação pelo Comitê Científico de cada SIMPOM, organização bienal do PPGM-UNIRIO.

 

 

 

Caderno de Direito e Políticas Públicas

Caderno de Direito e Políticas Públicas

O Caderno de Direito e Políticas Públicas (CDPP) é um periódico científico oferecido em formato digital e gratuito com o ISSN a definir para fins acadêmicos e busca disseminar pesquisas na área de interface entre DIreito e Políticas Públicas, através da publicação de artigos científicos, trabalhos acadêmicos resultantes de iniciação ou resultando em monografias e TCC, bem como resenhas de livros e análises de jurisprudência.

 

 

DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música

DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em MúsicaVolta a ser publicada depois de cinco anos de pausa. Foram mantidas a qualidade e o compromisso com a divulgação de novos saberes na área da Música, bem como a sistemática de focos, ou seja, cada edição terá ênfase em uma subárea da música (musicologia, práticas interpretativas, educação musical, etnomusicologia, composição, linguagem e estruturação/teoria da música, e outras).

 

 

 

Humanidades em Revista

Humanidades em RevistaÉ uma iniciativa do Centro de Ciências Humanas e Sociais que se propõe a viabilizar e apoiar a divulgação de trabalhos de discentes das Escolas e Programas de Pós-Graduação que integram o Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e de outras instituições acadêmicas voltadas para o ensino e pesquisa na área de Humanidades.

É um periódico gerido pela Decania do CCH que receberá propostas para a publicação de dossiês temáticos e artigos livres oriundos de eventos acadêmicos realizados pelos estudantes ou nos quais estes sejam os protagonistas. Os dossiês propostos deverão ser enviados completos e formatados de acordo com as normas de publicação da revista, após revisão realizada pela equipe que o elaborou. A revista tem como objetivo publicar, preferencialmente, textos resultantes dos trabalhos de discentes e pesquisadores de diferentes vínculos institucionais. 

 

iSys - Revista Brasileira de Informação

Miniatura padrão do Portal de Periódicos da UNIRIOÉ uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Departamento de Informática Aplicada (DIA) da UNIRIO. A revista publica trabalhos que analisem sistemas de informação sob três perspectivas: desenvolvimento, gestão e infra-estrutura. Além das submissões para as chamadas temáticas (ou edições especiais), a iSys também recebe submissões em fluxo contínuo. Para as submissões, os autores devem observar as políticas e informações relacionadas à submissão.

 

 

Psicanálise e Barroco em Revista

Psicanálise & Barroco em RevistaÉ um periódico eletrônico editado semestralmente desde 2010  pela linha de pesquisa Memória Subjetividade e Criação do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e que teve seu início em 2003  como publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Subjetividade e Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Define-se como uma revista que contempla vários saberes, valorizando a interlocução da psicanálise com a arte, a cultura, a filosofia, a literatura e a memória social.  

 

 

Raízes e Rumos

Raízes e RumosÉ uma publicação oficial da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PROExC-UNIRIO), semestral, destinada à divulgação científica de projetos e ações do campo extensionista, reunindo trabalhos de diferentes áreas do conhecimento desenvolvidos por docentes, discentes e funcionários no âmbito acadêmico. Com o objetivo divulgar as atividades científicas e culturais no campo da extensão universitária, RAÍZES E RUMOS estimula a troca de experiências extra-muros, envolvendo a comunidade acadêmica e a sociedade, privilegiando o intercâmbio de saberes e fazeres, em sintonia com os anseios contemporâneos por diálogos construtivos. 

 

 

RelaTe-DIA

Miniatura padrão do Portal de Periódicos da UNIRIOReúne relatórios técnicos da área de Sistemas de Informação, e é publicada anualmente. Sua missão é divulgar trabalhos de seus alunos e professores, contribuindo para a construção de conhecimento de Sistemas de Informação.

O público alvo da revista é composto por alunos e professores de cursos de Sistemas de Informação e Informática, bem como demais interessados no tema. 

 

 

 

Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online

Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental OnlineÉ revista científica, peer reviewed editada pelos  Programas de Pós-Graduação em Enfermagem - da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.  Estas Unidades de ensino são acolhidas pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

O objetivo da revista é divulgar conhecimento científico produzido no campo específico das ciências da enfermagem, com uma abordagem interdisciplinar englobando a educação, as ciências da vida e as ciências da saúde. tem como missão publicar trabalhos originais e inéditos de autores brasileiros e de outros países, que contribuam para o conhecimento e desenvolvimento da enfermagem, da saúde e ciências afins. 

 

Revista Direito das Políticas Públicas

  Revista Direito das Políticas Públicas

Direito das Políticas Públicas: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) é uma publicação científica semestral.

A revista tem como objetivo promover e incentivar o desenvolvimento científico acadêmico no âmbito da área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNIRIO – Estado, Sociedade e Políticas Públicas – abrangendo as suas duas linhas de pesquisa: 1 – Estado, Constituição e Políticas Públicas; 2 – Direito, Políticas Públicas e Sustentabilidade.

 

Revista Eletrônica de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

Capa da Revista Eletrônica de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

A Revista de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde propicia espaço de reflexão e aprofundamento do conhecimento de questões da prática, do ensino, pesquisa e inovação em saúde , em níveis nacional e internacional.

A revista é publicada em fluxo contínuo, aceitando manuscritos em português, inglês ou espanhol, nas categorias artigo original, reflexão, relato de experiência e revisão, etc. As contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original inédita têm prioridade para publicação. Os números especiais são publicados a critério do Conselho Diretor e Editores Associados. Todos os manuscritos são publicados em duas versões, sendo uma delas o inglês, visando abranger o maior número de leitores mundialmente.

 

Revista M: estudos sobre a morte, os mortos e o morrer

Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrerCom periodicidade semestral, publica artigos originais e inéditos, provenientes de áreas como: antropologia, arquitetura, artes, direito, filosofia, geografia, história, medicina, psicologia, saúde coletiva, sociologia, urbanismo, que não tenham sido submetidos a outras revistas.

Em alguns casos, publica textos de autores convidados, cuja edição original esteja em inglês ou francês, traduzindo-os para o português, com objetivo de permitir o acesso dos leitores latino-americanos a algumas das produções de referência redigidas originalmente em outros idiomas. Aceita submissão de textos em português, espanhol, inglês e francês, privilegiando a publicação nos dois primeiros idiomas e, na medida do possível, traduzindo os recebidos nos dois últimos para o português, em caso de serem aprovados para publicação.

 

Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares em Memória Social

Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares em Memória SocialÉ uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e se destina a divulgar artigos sobre temas relacionados ao campo da Memória Social de acordo com a construção do processo dinâmico na vida social: um campo de disputas que inclui processos múltiplos de produção e articulação das lembranças e esquecimentos dos diferentes sujeitos sociais. Ao ocupar a extensão de uma área derivada das Ciências Sociais, a Memória Social emerge como resultado de um complexo atravessamento de diferentes discursos e disciplinas, tornando-se um campo transdisciplinar.

A produção teórica de pesquisadores experientes nesse campo é bem vinda em forma de artigos originais, entrevistas, resenhas e material audiovisual (obedecendo-se a proposta das seções definidas para a edição em curso) bem como artigos oriundos de teses e dissertações produzidas em programas de pós-graduação.

 

Revista Online de Pesquisa: Propriedade Intelectual

Revista Online de Pesquisa: propriedade intelectualÉ uma publicação do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual, Instrumento de Desenvolvimento Econômico e Social, da Escola de Ciências Jurídicas, do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, que tem por objetivo divulgar trabalhos científicos originais e inéditos de autores nacionais e internacionais, que possam contribuir para o desenvolvimento econômico socialmente sustentável.

  

 

SEMEAR: Revista de Alimentação, Nutrição e Saúde

SEMEAR - Revista de Alimentação, Nutrição e SaúdeEletrônica e de circulação semestral, será direcionada a docentes, pesquisadores e discentes envolvidos com os desafios inerentes à produção do conhecimento relevante na área de nutrição, tendo como objetivo fomentar discussões multidisciplinar e interdisciplinar, através da publicação de pesquisas de relevância científica, incluindo artigos originais, artigos de revisão, relatos de caso e editoriais.