Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Normalização bibliográfica

Normalização bibliográfica

O Sistema de Bibliotecas da UNIRIO auxilia na orientação quanto à normalização da produção técnico-científica da comunidade interna da UNIRIO.

As normas que orientam a normalização de trabalhos técnico-científicos são aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além da norma para elaboração de referências bibliográficas (NBR 6023), a ABNT estabelece regras para outros assuntos relacionados à documentação, tais como: abreviação, numeração e ordenação.

Nesse sentido, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO utiliza como padrão as normas editadas pela ABNT, entre elas a NBR 6023 que estabelece os elementos e orienta a elaboração de referências bibliográficas; a NBR 6027 que estabelece os requisitos para apresentação de sumário de documentos; a NBR 6028 que estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos; a NBR 10520 que especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.

As bibliotecas do Sistema fornecem treinamentos para utilização das normas da ABNT relativas a normalização de trabalhos técnico-científicos.