Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fichas Catalográficas

Fichas Catalográficas

SISTEMA DE GERAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA

 A ficha catalográfica é um conjunto ordenado de dados que traz a descrição física e temática de uma obra. Segundo a NBR 14724, é um elemento obrigatório. Deve ser disposta no verso da folha de rosto, centralizada, na parte inferior da folha e ter o tamanho padrão de 7,5cm x 12,5 cm.

Sistema de Geração de Ficha Catalográfica está programado para atender aos trabalhos finais de graduação e pós-graduação da UNIRIO. Ele produz uma ficha a partir do preenchimento de um formulário on-line. O Setor de Processamento Documental da Biblioteca Central continuará elaborando fichas catalográficas para as publicações da UNIRIO.

link para o formulário, as instruções de uso e um exemplo de formulário preenchido estão disponíveis abaixo e em pdf. Os dados serão apresentados na ficha conforme informados pelo usuárioCaso você tenha alguma dúvida, consulte a Biblioteca Setorial que atende seu curso. Verifique horários e informações de contato das Bibliotecas, disponível no Menu esquerdo da Página Inicial.

O Sistema foi desenvolvido pela Seção Técnica de Informática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo e gentilmente cedido para a UNIRIO, onde foi customizado pela Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação e pela Divisão Técnica da Biblioteca Central.

 Acesse o formulário Aqui.


 

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO SISTEMA DE GERAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA

FORMULÁRIO

Exemplo de formulário preenchido

 

1. Autor: é o responsável direto pela geração intelectual e redação da obra. A entrada desse dado no programa é feita em dois campos:

  • Nome: digite seu primeiro nome e nomes/sobrenomes intermediários (se existirem).
  • Sobrenome: digite seu último sobrenome de acordo com os exemplos abaixo.

      

Exemplo para sobrenome simples:

Cláudio dos Santos e Souza (Cláudio dos Santos e = nome; Souza = sobrenome)

Exemplos para sobrenomes compostos:

Grau de parentesco: Olavo Duarte Júnior (Olavo = nome; Duarte Júnior = sobrenome)

Lugar, expressão: José Manoel do Espírito Santo (José Manoel do = nome; Espírito Santo = sobrenome). Maria Amália Castelo Branco (Maria Amália = nome; Castelo Branco = sobrenome)

Sobrenomes ligados por hífen: Anna Guerra-Peixe (Anna = nome; Guerra-Peixe = sobrenome)

Exemplo para sobrenome estrangeiro (países hispânicos):

María de la Concepción Gutierrez Peñalba (María de la Concepción = nome; Gutierrez Peñalba = sobrenome)

 

2. Título do trabalho: registre-o por completo. Se houver um subtítulo, este deverá ser colocado após o título, separado pelo sinal de dois pontos. Utilize letras maiúsculas somente para o início do título ou quando tratar-se de nome próprio.

Exemplo: Catalogação retrospectiva: estudo de caso em bibliotecas universitárias no Estado do Rio de Janeiro.

 

3. Código Cutter: clique em “Ver tabela”. Procure seu último sobrenome ou a forma mais próxima ao seu último sobrenome e complete o campo com o número indicado.

Exemplo: o sobrenome Rabelo corresponde a 114 na tabela. Insira somente o número (114) no campo, conforme mostrado abaixo:

 

CUTTER

Exemplo de uso da Tabela de Cutter

 

4. Trabalho / Programa (Mestrado ou Doutorado):

  • Trabalho: selecione tese (doutorado) ou dissertação (mestrado).
  • Programa: clique na caixa para selecionar o nome do programa de pós-graduação no qual você defendeu seu trabalho.

 

5. Trabalho / Curso (Especialização): clique nesta opção caso seu Trabalho seja de Especialização (TCC = Trabalho de Conclusão de Curso). Na caixa Curso, digite o nome por extenso do curso de especialização realizado.

 

6. Trabalho / Curso (Graduação): clique nesta opção caso seu Trabalho seja de Graduação (TCC = Trabalho de Conclusão de Curso). Na caixa Curso, selecione o nome do curso de graduação realizado.

 

7. Nome e sobrenome do orientador: digite nome e sobrenome(s) de seu orientador. Siga as orientações dadas para o nome do autor.

Assinale a caixa "orientadora", se for o caso, para que o programa faça a distinção da forma feminina.

 

8. Nome e sobrenome do coorientador: digite nome e sobrenome(s) de seu coorientador, se houver. Siga as orientações dadas para o nome do autor.

Assinale a caixa "coorientadora", se for o caso, para que o programa faça a distinção da forma feminina.

 

9. Ano: informe o ano que está na folha de rosto do trabalho.

 

10. Número de páginas, folhas ou volumes: não conte a capa. Informe o número total de:

  • Páginas do trabalho: se impresso de ambos os lados do papel. Acrescente p.

Exemplo: 120 p.

  • Folhas: se impresso em uma face apenas. Acrescente f.

         Exemplo: 120 f.

  • Volumes: no caso de haver mais de um volume, não registre o número de folhas ou páginas. Registre o número de volumes. Acrescente v.

         Exemplo: 2 v.

 

11. Assuntos: registre palavras ou expressões que representem o conteúdo do seu trabalho, em ordem decrescente de importância (do mais importante para o menos importante).

Use as palavras-chave localizadas após o resumo do trabalho, ou os termos utilizados no catálogo da Biblioteca.

É obrigatório registrar um assunto. Os demais devem ser registrados em função da necessidade e da amplitude de temas do conteúdo do trabalho.

 

Ao terminar de preencher o formulário, clique em “Enviar”. O programa vai gerar a ficha catalográfica, conforme o exemplo apresentado abaixo, como um arquivo em formato PDF, disponível para download e/ou impressão:

FICHA

Exemplo de Ficha Catalográfica gerada pelo programa

 

 

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO SISTEMA DE GERAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA (PDF)