Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Exposição virtual - Guilherme Figueiredo: múltiplos olhares

Exposição virtual - Guilherme Figueiredo: múltiplos olhares

Exposição virtual - Guilherme Figueiredo: múltiplos olhares

Exposição Guilherme

A UNIRIO inicia o projeto Agenda Científica e Artístico-Cultural UNIRIO 2021: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia. Com apoio da Coordenação de Cultura e da Biblioteca Central da Universidade, pela primeira vez, na UNIRIO, serão oferecidas ao público quatro exposições em ambiente virtual 3D: Guilherme Figueiredo – Múltiplos Olhares, Enfermagem Sem Fronteira, Nas Águas da Liberdade e Cultura Popular. Inicialmente, as exposições aconteceriam de forma presencial, no entanto, devido à pandemia do Covid-19, foi necessário transpor esses eventos para plataformas digitais, nas quais os visitantes, além da segurança sanitária necessária nesse momento, terão acesso ao acervo em um ambiente 3D.

A primeira exposição ocorrerá a partir de 24 de maio e mostrará o perfil instigante de Guilherme Figueiredo: escritor, teatrólogo, advogado, publicitário, adido cultural, tradutor, professor, diretor de TV, compositor musical, primeiro reitor da UNIRIO e outras ocupações que enriqueceram a sua personalidade.

A exposição apresenta uma variedade de documentos provenientes da Coleção Guilherme Figueiredo, salvaguardada pela Biblioteca Central da UNIRIO e doados pelo próprio Guilherme em vida, e por seus familiares após seu falecimento. Dentre os documentos arquivísticos, biblioteconômicos e museológicos destacam-se as fotografias, crônicas e entrevistas, objetos e livros que recontam a trajetória de uma personalidade atuante em diversas áreas culturais do Brasil.

Em homenagem ao aniversário de falecimento de Guilherme Figueiredo (24/05/1997), a presente exposição destaca um conjunto de documentos capaz de contar a vida pessoal e profissional do homenageado. Serão conhecidas suas ações nos diversos setores sociais, destacando particularidades, como sua relação com a propaganda e com a música.

Para ter acesso à exposição é necessário fazer sua inscrição no link ao lado: https://bit.ly/3obp7Av