Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Exposição - Egito: a antiguidade com olhares de modernidade

Exposição - Egito: a antiguidade com olhares de modernidade

Atualmente, o Egito é um país moderno, mas foi palco de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade. O Antigo Egito deixou como legado a cultura e os monumentos, que foram amplamente copiados e suas antiguidades levadas a vários países, tornando-se objetos em diversos museus.
A cultura do Antigo Egito sempre esteve presente no imaginário das pessoas, seja através dos livros didáticos ou pela ficção literária. A técnica da mumificação, desenvolvida pelos egípcios para conservar o corpo, originou diversos estudos científicos, assim como sua arquitetura profundamente marcada pela religiosidade, voltada para a construção de grandes pirâmides e templos, bem como suas técnicas
agrícolas, que aprimoraram as técnicas existentes até então.
Algumas práticas religiosas, como a circuncisão, são características visíveis em certas crenças e práticas da atualidade. Determinadas palavras, como: química, e expressões, como: “anos de vacas magras”, são de origem egípcia, além de outras curiosidades que merecem ser destacadas. 
Desta forma, o Sistema de Bibliotecas da UNIRIO e o Sistema de Bibliotecas da UFRJ em parceria com a Nabuco Incorporation, apresentam a exposição “Egito: a Antiguidade com olhares de modernidade”, que busca despertar, de forma lúdica, interativa e acessível, o interesse de seus visitantes sobre esta antiga civilização, que tanto contribuiu para a sociedade que vivemos hoje.
A exposição mescla os acervos da UNIRIO e da UFRJ em formatos impressos e digitais. Além de peças arqueológicas do Antigo Egito com a modernidade das Tecnologias de Informação e Comunicação, através de projeções holográficas. Utilizando recursos tecnológicos de última geração, o visitante poderá observar através de um dispositivo móvel a cultura material dessa civilização. Visualizando, na palma de sua mão, os principais artefatos arqueológicos,  destacando-se: o Busto de Nefertiti, o Baú de Tutancâmon, a Pedra de Roseta, o Sarcófago de Aquenáton e muitas outras relíquias. O aplicativo da exposição estará disponível gratuitamente e o visitante terá acesso ao catálogo e informações extras.