Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Encontro Artístico Literário - Paixão de Ler

Encontro Artístico Literário - Paixão de Ler

Encontro Artístico Literário - Paixão de Ler 
Dia 8/12, às 15Hs, na Biblioteca Central
Inscrições pelo e-mail: artefazparteproducoes@gmail.com

"A atividade trata se de um encontro artístico literário onde, histórias, leituras e literaturas se encontram, através de personagens que na cidade do Rio de janeiro tiveram inspiração para sua vida e obra de arte. 
DiverCidade, a maneira de ver a cidade de forma poética e transpirar sua beleza pela arte e Literatura. Um encontro de dialogo e apresentação artística. 
Um Rio de Janeiro que inspira, seu poetas e artistas.
Nesse encontro teremos Manoel Herculano, Maria Inês, Izabela de Jesus que representa Chica Xavier e Alexandra Silva que mediara esse papo poético, literário e artístico. Participação especial ao fim em ultima hora de Victor Meirelles.
No que tange a Diversidade Literária é a narrativa de cada um participante, Manoel Herculano que do interior do Maranhão veio para o Rio e aqui se tornou poeta e escritor e tem sua fonte de pesquisa a cidade maravilhosa para sua literatura; Maria Inês que aos 50 anos se descobre poeta no Rio e com 2 colega forma o coletivo literário e poético "As Sarauzeiras Oníricas"; Chica Xavier que saiu de uma favela de Salvador e no Rio se tornou artista e assim foi reconhecida no mundo, tendo sua historia eternizada pela literatura, obra da pesquisa e produção de Victor Meirelles que apesar da diversidade econômica, territorial e social por ter sido criado na periferia do Rio na Zona Oeste, realizou. Diversidades de personagens e territórios que se tornam literatura e leitura no Rio de Janeiro. O papo tende a motivar os participantes, diante da vida social e educacional.

 

PL1

 

PL2

 

PL3



Resumo dos Artistas:
Manoel Herculando é escritor, poeta e dramaturgo escritor maranhense, erradicado na cidade maravilhosa, é um dos integrantes do Corujão da Poesia do Rio, participou da Cátedra da Unesco, viaja o Brasil, com seu espetáculo de poemas, ministra oficinas de poesia e leituras em instituições como Sesc, livrarias, Feiras Literárias, Escolas publicas e outros. Na sua militância lançou a obra "O de Casa".
Maria Inês é poeta e escritora, integrante da Flup onde teve seu textos publicados em mais de 8 livros, participou da Bienal do livro e enquanto integrante do Grupo As Sarauzeiras Oníricas, participa de saraus em todo Brasil.
Izabela de Jesus é artista plástica, escritora contista, arquivista e filha da artista Chica Xavier e do ator Clementino Kelé.
Alexandra Silva é poeta, escritora e jornalista, já em suas andança participou de sarau, foi ativista na Biblioteca Parque do Alemão, é uma das roteiristas de narrativas negras formadas pela Flup em parceria com a Rede Globo.
Victor Meirelles é carioca da gema, criado no Complexo de favelas da Coréia na Zona Oeste do Rio. É ator, ativista cultural e arte educador. Apaixonado por literatura e poesia, o ator já levou sua arte para mais de 470 cidades, 29 Estados e 3 País (Argentina, Uruguai e EUA). O menino da comunidade que através da arte e da educação, chega a varias favelas, subúrbios e periferias de todo país e fora dele, fazendo teatro, papeando com jovens, palestrando sobre a importância da leitura e literatura. "A arte e a educação não me tirou da favela, me levou para tantas outras e me fez conhecer outros países e realizar meu sonho, a carreira internacional e ser um dos primeiros a interpretar uma peça brasileira em língua portuguesa na Broadway NY EUA..."