Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Coleção de mapas e atlas com belíssimos fac-símiles

Coleção de mapas e atlas com belíssimos fac-símiles

ABiblioteca Central da UNIRIO possui um conjunto de belíssimos fac-símiles de Atlas da Idade Média. Trata-se de reproduções especialíssimas de obras que integram acervos de importantes bibliotecas europeias.

São elas: Atlas Miller, de 1519 (Biblioteca Nacional da França),considerado por especialistas “o mais valioso monumento cartográfico do mundo”, ricamente ilustrado, em que podemos vislumbrar o poderio e as conquistas portuguesas nos mares e onde temos as primeiras representações iconográficas de nosso país.

A segunda obra, Atlas Universal (Biblioteca Nacional da Rússia), de 1565, de autoria de Diogo Homem. Possui 19 cartas duplas ricamente ilustradas com iluminuras e elementos de heráldica das regiões representadas, além de uma representação dos conhecimentos e interesses da cartografia do período.

A terceira obra, Atlas de Fernão Vaz Dourado, de 1571, traz 15 mapas, 1 lâmina de texto e 2 lâminas com tabelas de declinação. Também designada por Atlas Universal, é um dos tesouros da Torre do Tombo e uma das obras mais marcantes da cartografia portuguesa e internacional. 

Finalizando, temos o Atlas Vallard, de 1547. Apesar de ter no título o nome de seu possível primeiro proprietário, o francês Nicolas Vallard, trata-se de obra de autor português não identificado. Apresenta 15 cartas náuticas, tabelas de declinação e conteúdos representativos do processo de colonização.

Estas obras são conhecidas como “quase originais”, uma vez que apresentam certificado de autenticidade e são exemplares numerados. São únicas em nosso país e constituem uma contribuição de grande relevância para o ensino e a pesquisa de diversas áreas de conhecimento de nossa universidade.

 

Imagem doAtlas Universal de Diogo Homem, p.4

Fonte: Atlas Universal de Diogo Homem, p.4.