Você está aqui: Página Inicial / ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

 As disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III são de 120 horas cada uma e devem ser cumpridas em três semestres diferentes, já que cada uma é pré-requisito da seguinte.

O Estágio Supervisionado visa proporcionar ao estudante situações de aprendizagem, desempenhando atividades profissionais e, também, socioculturais. Está previsto no Projeto Político Pedagógico do Curso.

O Estágio Supervisionado deve ser cumprido em alguma instituição que tenha convênio com a Unirio, ou na própria Unirio, fora do horário das aulas e pode ser remunerado ou não. As horas devem ser cumpridas durante o semestre letivo.

O supervisor na instituição onde o aluno desenvolve o estágio, que irá assinar a avaliação no final do semestre letivo, deve ter nível superior – não é exigido que seja em Arquivologia, embora seja recomendado.

O aluno deve preencher o mapa e elaborar o Relatório. Apenas o item 3 (Avaliação do Estagiário) deve ser preenchido pelo supervisor institucional. No relatório deve constar a apresentação da instituição e as tarefas desenvolvidas (alinhadas ao Curso de Arquivologia), além de uma breve avaliação do aluno sobre o estágio. O mapa a ser preenchido está no site da Escola e nele consta o roteiro de Relatório a ser elaborado e entregue em anexo ao mapa, na Escola de Arquivologia, em data a ser divulgada em cada semestre. Convém reiterar que a avaliação é composta pelas duas partes (O Mapa preenchido e o Relatório de Estágio). A ausência de uma das partes implicará na REPROVAÇÃO na disciplina.

Estágios desenvolvidos nos semestres nos quais o aluno não está matriculado nas disciplinas de Estágio Supervisionado podem ser utilizados para horas de Atividades Complementares.

Se o aluno tem emprego e entre as suas atribuições desenvolve atividades compatíveis com as de estágio em Arquivologia, seu trabalho pode valer para a disciplina, desde que alguém com nível superior assine sua avaliação no mapa de estágio.

O convênio entre a UNIRIO e as instituições não obrigam ao oferecimento de estágio se a instituição não tiver mais interesse ou se optar por deixar de oferecer definitiva ou temporariamente.

Convênios e Estágios