Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme
Você está aqui: Página Inicial / Neoplasia Benigna / Teratoma Cístico

Teratoma Cístico

Processo Patológico Básico: Neoplasia Benigna

neoplasia benigna 14-teratoma cístico
neoplasia benigna 15-teratoma cístico
neoplasia benigna 16-teratoma cístico
Morfologia:

Cisto uni ou bilateral - bilaterais em 10 a 15% dos casos - com 5 a 15 cm de diâmetro, de parede fibrosa lisa, branco leitosa. Aspecto característico que consiste em cistos uniloculares repletos de pêlo e material sebáceo e caseoso. Parede delgada revestida por uma epiderme cinza-esbranquiçada, enrugada e opaca. É comum o encontro de estruturas dentárias e áreas de calcificação no interior da parede. Em casos raros, é sólido e totalmente composto de coleções heterogêneas e com aspecto benigno de tecidos e estruturas organizadas derivados das três camadas germinativas.

Apresentação Clínica:

Na maioria das vezes são silenciosos, quando muito volumosos aparecem como tumorações abdominais e podem causar dor durante relações sexuais. Se o tumor atingir grande volume, ele pode romper-se, produzindo peritonite química e reação inflamatória de corpo estranho. Outra complicação é rotação do tumor e torção do seu pedículo vascular, causando infarto hemorrágico.

Aspectos Moleculares:

O cariótipo de quase todos os teratomas benignos de ovário é 46XX. Os tumores surgem de um óvulo após a primeira divisão meiótica.

Radiologia:

neoplasia benigna 17-teratoma cístico

http://www.rb.org.br/detalhe_artigo.asp?id=2318

neoplasia benigna 18-teratoma cístico

http://www.rb.org.br/detalhe_artigo.asp?id=2163