Você está aqui: Página Inicial / História

Histórico do curso de História, modalidade semipresencial, da Unirio

A Escola de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro possui curso de Licenciatura e Bacharelado em História desde 2000. Quase dez anos depois de sua criação, em 2009, objetivando sua expansão e o atendimento de um número mais amplo de alunos fora da capital do estado, passou a oferecer o Curso de Licenciatura em História na modalidade semipresencial, ingressando no grupo de cursos da UNIRIO que integram a UAB (Universidade Aberta do Brasil), através Coordenação de Educação a Distância da UNIRIO (CEAD-UAB) – órgão que coordena todos os cursos a distância da UNIRIO – e participando do consórcio com o CEDERJ por meio do convênio da UNIRIO com a Fundação CECIERJ.

O Curso de História, semipresencial vem desenvolvendo, desde 2009, atividades que buscam criar condições efetivas de trânsito pelas fronteiras entre a História e as demais áreas do conhecimento, demarcando seus campos específicos e qualificando o que é próprio ao conhecimento histórico. Além disso, pretende garantir condições eficazes para o desenvolvimento da pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão – tanto em instituições de ensino, como em órgãos de preservação de documentos e desenvolvimento de políticas e de projetos de gestão do patrimônio cultural. Hoje, pretendemos reafirmar a vocação primeira do Curso de Licenciatura semipresencial em História da UNIRIO, que refuta uma perspectiva especializante, mas possibilita a aquisição de qualificação profissional de natureza ampla e de competências de longo prazo.

O curso de Licenciatura semipresencial em História se divide em linhas básicas e complementares da área de História, que se organizam em torno de: conteúdos históricos, historiográficos e epistemológicos, e práticas de pesquisa que, sob ângulos diferenciados, problematizam os grandes recortes espaço-temporais, estimulando a produção e difusão do conhecimento; conteúdos que permitem um tratamento especializado e uma maior verticalidade na abordagem dos temas em disciplinas optativas e diversas atividades, de modo a consolidar a interdisciplinaridade; conteúdos fundamentais da dimensão pedagógica, específicos da Licenciatura; e conteúdos que fornecem instrumentação básica para o bom atendimento das demandas sociais da área de História, como ensino, fundamentos de documentação, gerenciamento de patrimônio histórico, elaboração de projetos culturais, entre outros.

Com duração prevista de 8 semestres letivos, o curso de Graduação em História, Licenciatura, na modalidade semipresencial, foi elaborado com base nas “Diretrizes gerais para a formação de professores” e nas “Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em História”, isto é, através da explicitação de linhas curriculares, da caracterização de disciplinas/atividades como obrigatórias e optativas, do estabelecimento de atividades complementares e da realização de trabalho de conclusão de curso.

Coordenação do curso de História EAD – UNIRIO

Prof. Dr. Marcelo Magalhães

email: coord.historia.ead@hotmail.com

Secretaria do curso de História EAD – UNIRIO