Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Faltam menos de 10 dias para o Seminário de Inclusão de Surdos e Libras

Faltam menos de 10 dias para o Seminário de Inclusão de Surdos e Libras

Seminário de Inclusão de Surdos e Libras

Confira aqui a Programação do Seminário. 


15h – “Os desafios para formação educacional de surdos no Brasil”, Patrícia Rezende, INES

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professora Adjunta IV do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Bilíngue, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Linguísticas e Educacionais de Surdos, Estudos Surdos, Discursos sobre Surdos, Surdez, Língua de Sinais e Cultura Surda. AUTORA DO LIVRO - Implante Coclear, normalização e resistências surdas.

15h30 – “16 anos da Lei de Libras: Avanços e Desafios", Clarissa Guerreta, UFRJ

Possui graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós-graduação em Ensino, Tradução e Interpretação da Libras pela Universidade Federal de Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação à Distância, Linguística e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Atualmente é professora auxiliar do Departamento de Letras-Libras da Faculdade de Letras da UFRJ e apresentadora/jornalista voluntaria do telejornal "Primeira Mão" e programa "Panorama Visual" (TV INES/Roquette Pinto). Certificação de Proficiência no Uso e no Ensino da LIBRAS - Nível Superior (MEC, 2010).

16h – "Mídia e Acessibilidade para Surdos", Heveraldo Ferreira, TV INES

Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). É apresentador do programa “A Vida em Libras” da TV INES, a primeira webtv acessível para surdos e ouvintes no Brasil, idealizado pelo INES em 2013. Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista de Niterói. Mais de 20 anos de experiência no ensino de libras, participou de várias bancas examinadoras de exames como ProLibras, Vestibulares e Concursos Público. atualmente cursa o MBA sobre TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias de Comunicação Eletrônica, pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

16h30 – Debate

Lembramos...as inscrições são gratuitas e pode ser feitas através do endereço:


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd96bhV7abfWUxiUQLA1q1-AO0hVo7T1ewmiWAcQu7GkeZuyw/viewform