Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Disciplina de Acessibilidade conversa sobre Síndrome de Irlen no PPGI

Disciplina de Acessibilidade conversa sobre Síndrome de Irlen no PPGI

O Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da UNIRIO (NAU) promoveu uma aula na disciplina de acessibilidade, no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), na última segunda-feira que abordou um tema novo no Brasil: a Síndrome de Irlen.

"A Síndrome de Irlen (S.I.) é uma alteração visuoperceptual, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura. A caracterização desta síndrome foi feita pela psicóloga Helen Irlen, com um estudo prospectivo envolvendo centenas de adultos considerados analfabetos funcionais pela leitura deficiente e baixa escolaridade. São sintomas comuns: a confusão entre os números, percepção de distorções visuais em páginas de texto, leitura de palavras de baixo para cima e inversão de letras e palavras, espaçamento irregular, dificuldades em manter-se na linha ao escrever, lentidão e baixa compreensão", conforme esclareceu a Dra. Márcia Guimarães da Fundação Hospital dos Olhos.

A médica veterinária Mel Bloomfield contou para a turma sua recente descoberta: em agosto de 2017 foi diagnosticada com síndrome de Irlen. Na conversa, Mel compartilhou um pouco da sua trajetória educacional destacando as dificuldades que enfrentou nas escolas e na universidade e relatou o despreparo dos profissionais de saúde no diagnóstico da doença. Após sua mãe ter assistido um vídeo sobre a síndrome, no Youtube , foi até Minas Gerais para uma consulta com a Drª Márcia Guimarães, na Fundação Hospital dos Olhos. Após dois dias intensos de exames e o diagnóstico confirmado. Mel passou a  utilizar um óculos especial e está descobrindo um mundo novo: o prazer pela leitura, a ausência de dores de cabeça constantes, entre outras coisas que antes eram difíceis para ela: "Gente, estou lendo 'Moby Dick' agora", disse a médica.

Para maiores esclarecimentos assista o vídeo sobre o relato de Márcia Luz na página do site do NAU